Suspensão de carro? Veja coisas interessantes

Suspensão de carro? Veja coisas interessantes

Você em certo momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho convicção disso! Mas, no momento em que falamos em suspensão, você imagina que é apenas uma mola ligada à roda do automóvel. Não é? Negativo! Observe o porquê!
Nós vamos falar aqui relativamente mais em relação aos três modelos de suspensões , no sentido de auxiliar você a fazer a melhor escolha para seu amado veículo.
A suspensão merece a sua atenção, dado que é um dos sistemas mais primordiais para o bom funcionamento de um veículo. É precisamente ela quem assegura a estabilidade do veículo e absorve os impactos do automóvel com o chão, assegurando um maior conforto para o motorista e os passageiros.
É bem significativo que o motorista fique atento ao desempenho da suspensão de seu veículo e a mantenha com as suas adequadas revisões.
Em território brasileiro, os três essenciais e mais comuns tipos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Porém, inúmeras pessoas não entendem devidamente como atuam estes três modelos de suspensão, as essenciais propriedades e diferenças.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais habitual e dentro do pensamento daqueles que querem rebaixar o seu veículo, contudo quem acredita que ela é uma criação recente, está totalmente equivocado!
Ela existe a contar dos anos 40, período em que se procurava uma saída a fim de aperfeiçoar a estabilidade dos veículos de corrida nos EUA.
A preliminar suspensão a ar segura que poderia ter uma utilidade prática foi desenvolvida pela Firestone especialmente para o último protótipo Stout Scarab Experimental, revelado no ano de 1946, que inclusive foi o primeiro veículo com lataria de fibra de vidro no planeta.
O princípio era idêntico aos dos mecanismos contemporâneos: quatro bolsas de ar substituíam as molas convencionais, e possuíam sua pressão regulada por quatro pequeninos compressores unidos a cada uma das bolsas.
Basicamente, a suspensão a ar é o utilização de bolsas de material elastômero, normalmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, colocadas em conjunto ou trocando a suspensão mecânica natural de um automóvel. São exibidas em muitos formatos, tamanhos e quantidades de carga.
Estas bolsas de ar podem ser infladas mudando o agrupamento original para compensar uma carga adicional nivelando o veículo.
No lugar das molas são postas essas bolsas de ar que farão o ajuste de altura do automóvel. Ao travar o ar, o automóvel levanta e quando o conjunto é ligado novamente, o ar é jogado da parte interior das bolsas para fora, fazendo desta maneira com que o veículo se rebaixe completamente.
No entanto, possui a imprescindibilidade de um sistema que regule a estatura de rodagem. Este equipamento se chama válvula niveladora, que de preferência tem a necessidade de ser eletrônica, dado que o condutor raramente é capaz de executar esta ajustagem.

PROS

  • Ajuste de estatura e manejo em tempo real. Lombadas tornam-se obsoletas!
  • Preservação de componentes baixos e caros e prevenção de danos ao chassi.
  • Molas de ar progressivas, demasiadamente similares às suas molas helicoidais.
  • Níveis maleáveis das molas.
  • Altamente versátil.
  • Não há outro jeito de adquirir uma altura rebaixada e conservar-se funcional.
  • Adaptação breve a aumento e alteração de peso.
  • Reduza a altura do carro sem sacrificar a qualidade da condução.
  • Chamar atenção em qualquer lugar que estacionar!

CONTRAS

  • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.
  • O processo de instalação é mais complicado.
  • O processo de instalação é mais oneroso.
  • Mais componentes são necessários.
  • Em certos casos são precisas modificações permanentes de chassi.
  • Já mencionamos que é muito caro?

Curiosidades com relação às suspensões a ar

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  1. Posso acionar a suspensão com o carro em movimento?
    Sim, você pode estar ligando a suspensão a ar com o automóvel movimentando-se, sem complicações.
  2. Qual a vantagem de utilizar suspensão a ar?
    Se decidir por utilizar um sistema de suspensão a ar no seu automóvel terá muitas vantagens como: não ter que se incomodar mais com lombadas, quebra molas e outros obstáculos, já que vai poder subir e descer o sistema de suspensão sempre que for preciso.
  3. Como é recarregado o ar que a suspensão utiliza?
    O jeito mais tranquilo e efetivo de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é empregando um compressor, que, em geral, já vem no kit de suspensão a ar.
  4. Posso utilizar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
    Inúmeras pessoas procuram usar compressor de pneu na suspensão, e isso, além de criar significativos riscos à segurança do veículo, inclusive compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não têm a mesma pressão que os compressores próprios para suspensão a ar.
  5. Quais veículos são capazes de receber suspensão a ar?
    A suspensão a ar pode ser empregada em quase todos os modelos de veículos.
  6. As bolsas correm risco de estourarem?
    Se o kit de suspensão a ar que você estiver usando for de primeira linha, não. Contudo habitualmente é recomendado levar o veículo para uma inspeção de rotina, assim você certifica-se de que está tudo ok com seu carro. Em geral, um kit de suspensão a ar pode durar bastante tempo se forem feitas as devidas prevenções.

Suspensão a Rosca

Sua atividade ocorre mediante um mecanismo constituído de um tubo roscado e flange, que juntos são acoplados aos amortecedores ou diretamente no eixo traseiro do automóvel, propiciando que seja executada a regulação de altura somente com o rosqueamento a mão do conjunto.
A suspensão a rosca fornece maior movimentação, e é capaz de ser esplêndida para quem deseja encarar vários tipos de áreas, já que ela é capaz de ser controlada manualmente.
Para quem deseja tunar o carro é benefício instalar este kit, além de ser de valor menor que a suspensão a ar, este kit certifica inteira proteção e estabilidade ao automóvel.

VANTAGENS

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  • Mais garantida que a suspensão a ar.
  • Manutenção baixíssima.
  • Segurança ( uma vez que você não possui o risco de furar uma bolsa em uma curva)
  • Custo/Benefício
  • Simplicidade de variação na altura: Em 5 minutos você reduz ou sobe as quatro rodas
  • Longevidade: Ferro dura mais do que borracha

Desvantagens

  • Aconselhamos comprar novos amortecedores constantemente do comerciante da suspensão, ou encontrar em que lugar o mesmo compra e comprar do mesmo tipo, para não mudar a compressão dos amortecedores.
  • Toda vez que mudar a estatura você vai perder o alinhamento.

Suspensão Fixa

Esse padrão de suspensão é composto por um grupo com 4 amortecedores e 4 molas preparadas. Com esse layout, o automóvel pode ser rebaixado a uma estatura correta perfeita para o automóvel, propiciando maior aconchego e estabilidade.
É bastante usada por quem possui um veículo de alto desempenho, com motores prontos para alcançar enormes velocidades, pois costumam necessitar de mais estabilidade e, devido a isso, o adequado exemplar é a suspensão fixa, que é capaz de ser instalada na altura adequada para o modelo e o perfil de solo que seu veículo enfrentará.

Como é feito a transformação enfim?

modificacao-suspensao-fixa Há duas maneiras de fazer projetos de suspensão fixa:
Cortando, Aquecendo ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de ilícito ( uma vez que não autorizam a regularização junto ao DETRAN), essa prática é excessivamente arriscada, pois alteram a armação das molas originais e elevam o risco de acidentes por rompimento;
Usando Molas Esportivas : Desenvolvidas exclusivamente para o design do carro por produtores de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão atendendo as leis de trânsito, isto é, além de eficiente ainda evita multas e apreensão do veículo, porque são capazes de ser tranquilamente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos veículos off-road é normal constatar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um modelo de suspensão -, que são mais fortes e reforçadas para suportar intensas pancadas.

Distinção Entre Suspensão Preparada E Molas Cortadas

Ao falar que possuímos um automóvel com suspensão preparada, estamos falando que o automóvel é, em outras palavras, rebaixado.
Para os amantes de veículos baixos, o caminho mais seguro e mais correto para alterar seu automóvel é preferindo por suspensões, ou melhor, o veículo trabalhará com sua altura modificada, porém o conforto e a segurança continuam!
Diversas pessoas optam por rebaixar seu carro cortando as molas da suspensão. Este definitivamente não é o jeito adequado, porque na ocasião em que você corta as molas, o veículo trabalha com a altura do amortecedor reduzida fazendo deste modo com que aquele amortecedor não receba impacto e sim a mola, fazendo que fique aquele conhecido carro “Pula-Pula”.
Na ocasião em que você trabalha com a suspensão preparada, o agrupamento mola e amortecedor já vem no tamanho ideal com o objetivo de se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão trabalhe com um melhor conforto, absorvendo, de uma maneira mais aconchegante, os impactos adquiridos pelo sistema de suspensão.
Por este fundamento, no momento em que preferir por rebaixar seu veículo, cogite em primeiro lugar fazer um serviço que assegure sua segurança e seu aconchego e que não venha trazer subsequentes complicações para seu automóvel.

A suspensão é similar para todos os automóveis?

suspensao-veiculos-igual Cada tipo de veículo conta com um padrão de suspensão e, no total, somos capazes de achar 3 tipos: independente, semi-independente e inteiramente dependente.

  • No padrão independente, cada roda conserva os choques das irregularidades do solo sem transferir para outra do mesmo eixo;
  • No semi-independente, uma porção dos choques é repassado para a outra roda;
  • No modelo dependente, os processos de uma roda são encontrados nas outras rodas do eixo.

De acordo com do tipo do veículo, há a chance de haver 2 modelos de suspensão: uma de trás e a outra dianteira.

Compreenda o conjunto de suspensão

Molas e amortecedores

Juntos, mola e amortecedores englobam a fundamental ação de amortecimento quanto à instabilidade do solo. Graças a sua mobilidade, a mola é o elemento mais eficiente para filtrar as imperfeições do solo. Já o amortecedor opera em conjunto com a mola para aliviar as falhas da pista.
Por agirem em conjunto, de modo geral os dois necessitam ser verificados quando o veículo chega aos vinte mil quilômetros rodados e trocados aos 40.000 quilômetros rodados, ou dependendo da sugestão de cada fabricante.
Em determinados casos, o veículo tem a capacidade de chegar a rodar até cinquenta mil quilômetros sem a inevitabilidade da troca e com funcionamento em excelente estado. Apesar disso, com a má condição de grande parte das vias públicas brasileiras, praticamente permanentemente esburacadas, e estradas de terra ou de trechos ruins, é importante que o condutor fique atento.
Existe a possibilidade de descobrir defeito nos amortecedores caso o automóvel apresente oscilação na lataria em linha reta e com barulhos oriundos da suspensão. Já nos amortecedores, os problemas são capazes de ocorrer antes ainda que eles iniciem a afetar a estabilidade do veículo ou fazer ruído.
Por este propósito, quando for fazer um alinhamento ou balanceamento, solicite ao mecânico para ele dar uma olhada se não há vazamento ou se as hastes estão limpas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante similarmente é um dos segmentos da suspensão de carro e tem como propósito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Caso o condutor sinta certa divergência ao tomar a direção, acompanhada de algum ruído na suspensão, pode ser que as buchas do braço oscilante encontrem-se gastas ou danificadas, sendo necessário substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão opera para o bom funcionamento do braço oscilante. Isto pois, sua missão é a de auxiliar a coluna de suspensão em seu movimento, permitindo o ângulo de oscilação do braço. Se estiverem gastos, ocasionarão ruídos que são capazes de servir de alarme ao condutor.

Barra estabilizadora

Esse item é responsável pela estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e curvas. Além do mais, a barra estabilizadora ocasiona a ligação entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por intermédio de bieletas.
Essas são peças que evitam que o carro se firme nas rodas ao fazer uma curva, ajudando a controlar a estabilidade da lataria e, consequentemente, prevenindo fatalidades. Bem como os outros segmentos, a ausência de estabilidade e ruídos podem indicar um vestígio de mau funcionamento da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – custo e conteúdo

Kit de suspensão comum

kit-suspensao-comum O kit, que costuma ser constituído por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, pode oscilar o custo de acordo com fabricante e distribuidora.
No geral, o kit sai em uma média de seiscentos reais, contudo é capaz de chegar a valer mil reais conforme a distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca integra as peças: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), QUATRO MOLAS ESPECIAIS, 4 CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O valor do kit pode alternar entre R$600 e R$1000, variando de fabricante a fabricante e, também, de modelo de automóvel.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar traz particularmente os consecutivos aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Na atualidade o preço de um kit de suspensão a ar inclusive é muito caro, mas bastante recompensador. Um kit completo custa de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais comum menos o compressor varia de R$1500 a R$2500. O diferencial é que sem o compressor o cilindro não infla sozinho, e dessa maneira o motorista tem que enchê-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Se você planejar modificar a suspensão do seu carro, fique atento às preocupações que você tem a necessidade de possuir antes e durante a direção do veículo.

Alteração nas molas

Antes de fazer alguma modificação nas molas é importante compreender que os fabricantes usam softwares para o seu dimensionamento, já que o cálculo envolve um abundante número de condições tal como quantidade de vínculos, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.
Além dessas condições, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão a fim de detectar as demandas a que essa mola irá estar subordinada e, finalmente, são indicados os tratamentos térmicos que poderão ser executados durante o processo de construção.
Por essa razão, peritos em suspensões não recomendam qualquer retrabalho (como é nomeada a modificação) nas molas com o intuito de reduzir seu tamanho, seja o aparo de certos vínculos, grampos ou mesmo aquecimento. Este último cria um aliviamento de tensões no material e reduz a medida entre os elos, reduzindo o comprimento inteiro da mola.
Em um primeiro momento, esses retrabalhos são capazes de preencher às expectativas dos compradores, mas, no médio prazo, complicações surgem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados poderão ser os primeiros prejuízos.
Caso queira alterar as molas, mais adequados são os kits de molas esportivas, distintas para cada modelo de automóvel. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas asseguram a redução da altura com algum aconchego e, principalmente, dão uma sobrevida aos outros itens da suspensão de carro.

Deve-se não utilizar altas velocidades

alta-velocidade Todos sabemos que os veículos originais de fábrica são condicionados em testes variados de durabilidade e aproveitamento. Aparelhos especialmente fabricados para este objetivo identificam possíveis falhas de projeto e regulam os limites de fadiga de materiais e, mesmo assim, e com toda esta estrutura, os problemas despontam.
A conjuntura fica mais delicada na ocasião em que o projeto original é modificado, por este fundamento é essencial evitar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola pode por você numa ocasião difícil caso você encontre-se além de cem quilômetros por hora.
Há uma consciência bastante grande entre quem curte fazer variações. A maior parte percebe que possui carros especiais e que esse fato vale atenção redobrada do que os cuidados com conservação preventiva. Dessa forma, acabam sendo mais zelosos do que diversas pessoas que preservam seus carros como foram produzidos.
Eles têm noção que, a qualquer sinal de oscilação ou barulho, deve-se encostar o veículo e exercer um exame detalhado das partes envolvidas na personalização.

Se for alterar, tem que legalizar!

Não é só demonstrar vontade, cuidar do veículo e conhecer a lei. Mudar o veículo envolve uma burocracia. Observe a seguir o passo a passo:

  1. Confira se a mudança a qual pretende fazer no veículo é autorizada (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)
  2. Solicite ao delegado do Detran autorização preliminar para mudança das propriedades originais do veículo
  3. De posse dessa autorização preliminar somada a nota fiscal dos trabalhos feitos no veículo, busque um posto de verificação autorizado pelo Inmetro com o objetivo de fazer a verificação da atual suspensão
  4. Caso seu carro seja admitido, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido pelo Inmetro
  5. Para acabar, é preciso levar o CVS ao Detran a fim de registrar as variações e modificar o registro do veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), abrangendo na parte de observações do arquivo a altura da atual suspensão, mensurada do solo ao farol do automóvel.

Saiba que, mesmo estando com a documentação validada, a grande parte das companhias de seguro não cobre os sinistros de carros rebaixados. Mais um porquê para não exagerar.
Cogita fazer outras mudanças no automóvel? É válido ler as resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 que lidam especificamente das alterações.

O QUE ALEGA A LEI a respeito da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Modificada em 2014, a resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que desaprovava o emprego de suspensões com regulagem de altura, bastante graças aos caminhoneiros que rebaixavam as suspensões dianteiras do caminhão para adquirirem o estilo nomeado como “verdureiros”.
Com a atual resolução, o que entrou em acordo foi que para os automóveis que tiverem modificação na suspensão, deve existir parecer no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) comunicando a atual estatura do veículo, medida do chão ao ponto do farol baixo (original) do automóvel.
Também constam as ressalvas de que:

  • Os automóveis necessitam de ter peso bruto total de até 3.500kg;
  • A altura mínima de rodagem (medida do chão até o ponto mais baixo do chassi) necessita ser de dez centímetros;
  • O conjunto de rodas e pneus não pode encostar em nenhuma parte da carroceria no decorrer do esterçamento.

Mesmo com a modificação do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei não foi alterado e proíbe:

  • Uso de rodas ou pneus que excedam os limites externos dos para-lamas do automóvel;
  • Acréscimo ou redução do diâmetro externo do grupo pneu/roda;
  • Modificação das propriedades originais das molas do veículo, inclusão, retirada ou alteração de equipamentos da suspensão.

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como debatido anteriormente nesse texto, embora seja uma conduta comum, rebaixar o veículo exige uma série de encargos para realizar a modificação obedecendo a legislação e manter a segurança.
Tendo em mente os ganhos e ônus de cada uma das chances de uso, as molas esportivas são as mais indicadas, uma vez que têm o menor valor entre as opções que são capazes de ser legalizadas e têm fabricação com as características próprias ao modelo do automóvel, o que assegura segurança para você e seu veículo.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no que se refere a suspensões. A empresa fornece diversos tipos de kits segundo a essencialidade de instalação do seu automóvel.
Entre seus produtos de suspensão a ar, podemos encontrar:

  • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides
  • Bolsas de Ar
  • Compressores
  • Controladores
  • Filtro de Ar
  • Grife e Acessórios
  • Mangueira/Conexões
  • Manômetros
  • Borda de Eixo
  • Proteção Elétrica
  • Reservatorio de Ar
  • Estrutura de Cilindro
  • Licença e Atualizações

Você pode entrar em contato com a Castor no endereço, por meio do celular e whatsapp e/ou através website da loja.