Manutenção do carro – algumas dicas valiosas

Manutenção do carro – algumas dicas valiosas

Conduzir um automóvel sem que você tenha garantia do quão bom ele se encontra é uma circunstância muito incômoda, não é mesmo? Para ajudar você, reservamos algumas informações a fim de que você possa ficar antenado na manutenção preventiva e corretiva e da importância da conservação do seu veículo!

Calibração de forma errada provoca prejuízos para o condutor

Para o condutor, o maior problema dos pneus descalibrados é a falta de firmeza e oscilações no volante. Para o veículo, a baixa pressão ocasiona desgaste precoce de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Além disso, ocorre gasto intenso do combustível. Porém não é exclusivamente a baixa pressão que gera problemas nos pneus. Encher mais do que é indicado é mais um equívoco.
Pressão em enorme quantidade gera bastante desgaste da banda de rolagem e prejuízos ao alinhamento do veículo.
Outra recomendação fundamental é nunca fazer a calibragem dos pneus após um longo trajeto.
A temperatura elevada faz com que eles se dilatem, dessa maneira não apresentando o número exato da pressão da parte interna da borracha.
A calibração deverá ser efetuada uma vez por semana ou, somente, a cada 15 dias.

Problemas no freio? Descubra meios eficazes para determinar isso!

1 – Espessura Há um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, o tamanho desse material não pode ser menor que 3 milímetros.
Empresas especializadas em freios fazem essa medição e aferem se está abaixo do adequado.
2 – Tempo de frenagem Se o automóvel está mostrando baixa eficiência durante a frenagem ou demorando muito para parar, o indicado é examinar as pastilhas.
3 – Pedal Fundo O ideal é que o pedal de frio desça até a metade e posteriormente provocar uma ideia de que se chocou em algo maciço. Se o pedal estiver descendo mais que o normal leve seu veículo até um especialista.
4 – Luz Determinados automóveis são equipados com uma luz no painel que indica quando a pastilha encontra-se desgastada. Se ela vier a acender, evidentemente está na hora de alterar as pastilhas de freio.

Largura dos pneus impacta na condução do veículo

manutencao-carro Todo pneu apresenta informações localizadas nas laterais que estão associadas as medidas de largura, o tamanho do aro, o peso máximo suportado, entre outros.
Todos esses fatores influenciam na qualidade de condução do seu veículo. Um pneu mais largo será mais pesado, em outras palavras, mais estabilizado.
Esse perfil de pneu é o apropriado para veículos pesados e também para os que apresentam grande potência e torque. A largura e consequentemente a dureza dos pneus evitam a perda de tração durante a condução. É importante prestar bastante atenção quando trocar os pneus do seu carro.
Já que com medidas extremas podem ocasionar muitos prejuízos na condução do seu automóvel. Os fabricantes fornecem as medidas dos pneus que devem ser utilizados no seu automóvel, garantindo assim uma experiência mais agradável para você dirigir.

Amortecedor desgastado, condutor ESTRESSADO!

amortecedor-carro Muitas vezes, a importância essencial não é dada para o amortecedor do carro por não ser tão explícito. Entretanto, temos de levar em conta que é por causa dele que possuímos segurança e maior conforto dentro dos nossos veículos. Segundo pesquisa desenvolvida pela Monroe, o gasto do amortecedor influencia diretamente na fadiga do condutor, onde um amortecedor com somente 50% da sua eficiência chega a aumentar em 26% a fadiga do motorista. Além do cansaço, os ensaios da Monroe alegaram que a condição ruim dos amortecedores, influencia inclusive durante a frenagem, no qual é possível obter uma marca maior de dois metros e meio no decorrer da frenagem. Assim, contamos com uma elevação considerável nas chances de ocorrer um acidente. Portanto, é muito importante que você realize uma revisão em seus amortecedores a cada 10 mil quilômetros guiados.

Veja os principais sinais de desgaste no sistema de amortecimento

Travagem: O fato de conduzir o seu automóvel com os amortecedores muito gastos expande o distanciamento de travagem do seu veículo.
A iluminação do carro: Na ocasião em que os amortecedores não estão em condições boas, os faróis dianteiros oscilam e não iluminam a via pública de maneira regular.
Os pneus: os amortecedores, no momento em que se encontram gastos, aumentam a avaria dos pneus e impedem que esses tenham uma aderência satisfatória com o asfalto.
Desempenho no trajeto: No momento em que percebe que o seu carro começa a “zarpar” nas curvas, ou que vibra nas situações em que enfrenta uma ventania mais forte.
A direção do veículo: no tempo em que a direção do veículo permanece desalinhada depois do condutor realizar uma curva. O volante fica com complicações no momento de voltar para a sua posição de início e o condutor é “obrigado” a realizar o alinhamento dos pneus do automóvel.

Observe como identificar se o amortecedor do carro está estourado

De crucial relevância para a movimentação dos carros, os amortecedores funcionam para primordialmente manter os pneus em contato com o solo e ajudar a absorver os atritos sofridos pela lataria nas vias cheia de buracos dos grandes centros urbanos.
Os principais efeitos de um amortecedor estourado são:- Resposta insuficiente da direção, dureza ou muito barulho;
– Vazamento incessante de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor com amassados ou deteriorado;
– Inclinação excessiva ou variabilidade durante a frenagem;
– Balanços ou inclinação sempre que troca de faixa;
– Desgaste de maneira disforme das rodas;
– Direção demasiadamente rígida, irregular ou sem estabilidade;
Fique esperto se o seu automóvel possui qualquer um destes sinais. No caso de apresentar, procure o mais rápido possível uma oficina e faça a alteração das peças.

Saiba 4 dicas para não cometer enganos com o óleo lubrificante

1 – Troca de óleo

Ela será efetuada quando atingido o tempo estabelecido pelo fabricante. Essa informação é bastante evidente no caderno de instruções. Caso você não saiba, dê uma lida no manual.

2 – Nivelar a quantidade de óleo

Com o uso do carro, a quantidade de óleo diminui pouco a pouco em razão das folgas do motor e a queima parcial no compartimento de combustão. Assim, se não for o momento da troca de óleo, deve-se completar o nível. Não há nada de errado nisso.

3 – Filtro de óleo

Sempre que levar seu automóvel para trocar o óleo, troque também o filtro de óleo. Este procedimento garante que seu motor fique livre de demasiada sujeira.

4 – Óleo escuro

Despreze a história de que óleo escuro significa que está velho. Longe disso, caso esteja escuro significa que está lubrificando corretamente. O importante mesmo são os períodos de troca que se encontram no manual do comprador.

Problemas na mecânica geram dificuldades no decorrer da troca de marchas

De vez em quando, a complexidade no engate das marchas é um defeito na mecânica, observe:
Cabo de embreagem – O principal sintoma do cabo de embreagem com problema é no momento em que o pedal fica pesado.
Fluido de embreagem – Nos veículos que têm sistema hidráulico de embreagem, é imprescindível fazer a verificação do fluido e seguir a orientação do fabricante em relação a substituições.
Estrias do disco – A inexistência de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto dificulta o movimento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica comprometida a partir do momento que uma ou mais chapas tangenciais encontram-se deformadas. Rolagem do eixo piloto – Na ocasião em que encontra-se defeituoso, causa ruídos durante o acionamento da embreagem e ao partir com o automóvel.
Óleo na caixa – Uma vez que não seja trocado conforme as recomendações, a caixa tem a possibilidade de ocasionar barulhos e muito desgaste em suas engrenagens.

Catalisador com defeito aumenta consumo de gasolina

O catalisador é o componente central do carro responsável pela diminuição de poluentes no meio ambiente. Além de ser exigido por lei, ele é primordial para o bom funcionamento do motor.
Em casos de funcionamento anormal, o veículo vai sofrer com aumento no gasto de gasolina. A maneira mais indicada de preservar o catalisador é fazer corretamente a manutenção preventiva.
Motor desregulado, velas com sujeira e injetores de combustíveis com problema encontram-se entre os vilões centrais do catalisador.
de combustível adulterado também pode danificar o item. Se o catalisador estiver com defeito, o motorista pode sentir os efeitos, além do gasto demasiado.
Os mais frequentes são: aceleração com lentidão, arranque custoso e queda na potência em velocidades perto de 80 km/h.

Combustível de Proveniência Questionável Pode Obrigar Limpeza No Tanque

Abastecer com gasolina suspeita tem a possibilidade de obrigar a limpeza do reservatório. Em automóveis produzidos anterior ao ano 2000, a limpeza era bem recomendada.
Nos dias atuais, caso o combustível usado seja de uma ótima qualidade, não existe precisão de executar a limpeza do reservatório.
Na hipótese de você utilizar combustível de origem duvidosa e perceba algumas contrariedades no veículo, busque um profissional para limpar o tanque.
A impureza depositada no tanque pode ir junto com o combustível para o motor e afetar outros componentes. O mais habitual é gasolina com excesso de álcool, o qual pode causar sérios problemas a veículos os quais não são flex, mas ainda há mescla com substâncias proibidas, sem falar do etanol e diesel com grande quantidade de impurezas.

Cuidados com a embreagem retardam o desgaste

cuidados-com-carro – Evite deixar o carro engrenado quando não estiver em movimento.- Jamais repouse o pé no pedal da embreagem. Tal ação separa o platô do disco e causa o lixamento do disco.
– Jamais arranque com o carro engrenado na segunda marcha. Sempre use a primeira marcha ao iniciar o deslocamento e assim por diante.- Ao reduzir ou aumentar a velocidade, mude de câmbio gradualmente, regularmente e consoante com os giros do motor.
– Considere ajustar a sincronia na hora de soltar a embreagem e acelerar o veículo para arrancar. Acelerando demais e soltando pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada da embreagem”.
– Caso o automóvel esteja em um lugar com o plano inclinado, numa rampa, por exemplo, jamais utilize a embreagem/acelerador com intenção de deixar o veículo parado. Recorra ao freio de mão para exercer esta função.

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