Conheça algumas curiosidades sobre carros

Conheça algumas curiosidades sobre carros

Diversas pessoas se dizem entendidas de carros, entretanto existem certas informações que, muitas vezes, são transmitidas de maneira equivocada ou incompleta, fazendo com que nossa ideia do automóvel seja mais mito do que verdade! Observe aqui certas curiosidades e dados consideráveis com relação aos carros que destacamos para você:

Você conhece tudo sobre o câmbio automático?

Marchas corretas: As nomenclaturas das marchas são divergentes. Em vez de 1ª a 5ª, como na grande maioria dos veículos, você vai ver D, P, N… Essas abreviações podem variar de carro para carro.
Esqueça o pé esquerdo: É necessário esquecer o pé canhoto no momento de conduzir. Na ausência de embreagem, é passível de confundir e acionar o freio com o pé esquerdo.Isto é bastante equivocado.
Manutenção especial: Veículos que têm câmbio automático têm uma conservação diferente dos manuais. O encargo maior é em relação à substituição do óleo da caixa, que usa um lubrificante do modelo ATF.
Combustível: Sim, carro com câmbio automático consome maior quantidade de combustível do que o mesmo modelo com câmbio manual.
Reboque: Se for preciso guinchar seu carro, fique esperto. O indicado é rebocar veículos com câmbio automático em reboques do tipo plataforma.

Motorista deve sempre evitar usar inúmeras marcas de pneu

Você já deve ter passado pela inoportuna situação de ficar com um pneu furado e precisar adquirir outro para colocar no lugar. Quando viu a tabela de preços, resolveu colocar um mais em conta e de marca diferente da sua para gastar menos dinheiro.
Fique esperto, esta prática pode alterar o comportamento dinâmico do automóvel. Cada marca possui um padrão de pneu e cada pneu tem diferença em relação ao seu desenho e construção e fazem com que seu desempenho seja diferenciado.
O emprego de pneus diferentes no veículo resulta em desequilibrar o todo, influindo no desempenho e na condução. A diferença de gasto ou desenho entre os pneus tem a possibilidade de gerar diferenças de tração e frenagem. Em razão disso, empregar diferentes marcas de pneus é bastante prejudicial para o veículo.

Veículo gasta o mesmo com tanque completo ou vazio?

Você já deve ter ouvido falar (ou teve a impressão) de que o veículo utiliza uma quantidade maior de combustível na ocasião em que encontra-se com o reservatório abaixo do meio. Mas será que isto tem lógica?
A sensação de que a gasolina tem gasto maior a partir da metade do reservatório para baixo é apenas uma impressão. Uma vez que o tanque de combustível é irregular. E, ainda, porque a associação entre o mostrador do consumo de combustível e o tanque não é plenamente correta.
É simplesmente um mito que os carros de hoje em dia apresentem desigualdade no gasto de gasolina. Existe inclusive a influência do tempo em relação ao dispêndio.
Conforme a umidade e da densidade do ar, é possível acontecer uma pequena mudança do consumo de gasolina. Por consequência, os carros atualmente realizam a mesma média de gasto com o reservatório cheio ou perto do mínimo.

Cintos para pets oferecem proteção, além de evitar punições

A condução de animais na parte de fora do veículo é classificada como violação grave. Além de somar cinco pontos à carteira, o condutor paga uma multa de R$ 127,69 e será capaz de ter o automóvel recluso até que a situação seja regularizada.
Diante dessa conjuntura, foram desenvolvidas determinadas propostas:

Caixa

A instalação de uma caixa tem o dever de ser feita pela parte interna do carro, de preferência pela parte posterior. Esta caixa deve permanecer muito bem presa ao veículo, de modo que não exista nenhuma folga. O pet viaja na parte interna dela.

Cinto específico

Ele consiste em fitas que se adéquam ao corpo do pet. Estas fitas são conectadas ao engate do cinto de segurança. O cinto especial é tomado como o dispositivo de segurança mais seguro para o transporte de animais de estimação.

Conheça os benefícios da direção eletrohidráulica

Progressivamente presente nos automóveis, esse dispositivo oferece conforto e economia de combustível, além de não diminuir a potência do motor. O sistema tem ganhado a preferência das montadoras por deixar a direção ainda mais agradável do que a direção hidráulica, permitir maior variação na assistência da condução de acordo com a velocidade e, o melhor, por não roubar potência do motor e, consequentemente, reduzir o gasto de combustível. A eficiência energética chega a ser até 85% maior. Por não carecer de força do motor, a direção elétrica é ideal para automóveis de baixa potência. O descomunal esforço ao virar o volante em manobras vai deixar de existir. O processo de instalação não é difícil e pode ser de R$ 1.500.

Teto solar aberto é capaz de fazer subir o gasto nas rodovias

teto-solar-consumo A sensação pode ser prazerosa, porém conduzir com o teto solar aberto na estrada resultará em consumo maior de combustível no término da viagem. Não existem cálculos de quanto isso pode custar no bolso, já que depende do modelo de automóvel e e do tipo de motorista, todavia o fato é que este conforto vai fazer você gastar mais. O teto solar causa algumas reduções de atuação no carro. O automóvel será mais eficiente com os vidros totalmente fechados, porém essa variação pequena poderá ser constatada somente pela velocidade final. Com o teto aberto, a concentração de massa através da parte superior da carroceria será alta e, consequentemente, causará uma redução da aerodinâmica do veículo e o gasto de combustível será maior.

Computador específico auxilia no diagnóstico de problemas do veículo

Com a finalidade de acelerar o diagnóstico, a Volkswagen possui em sua manutenção especializada a ajuda do computador VAS, um incrível aparelho utilizado pela empresa desde 2002 e que está em constante evolução.
Na ocasião em que o carro adentra uma concessionária, o VAS dialoga com o automóvel por meio de um aparelho conectado a um plug (de modo geral debaixo do painel) com interação por bluetooth.
Ele faz uma verificação e aponta rigorosamente para o especialista, no monitor do PC, onde está situada a falha.
Revela ainda como corrigi-la, indicando quais testes a serem efetuados e peças que precisam de serem substituídas.
A diferença dos scanners normais constantemente usados nas oficinas é que o VAS reconhece os defeitos e mostra como corrigi-los, enquanto os scanners só indicam os códigos de erros.

Sensores substituem ações do motorista no carro

Do sensor de chuva ao sensor de cansaço, veja mais acerca dos aparelhos de última geração que vêm tomando as ruas com o intuito de dar mais conforto e segurança ao motorista:
Sensor de chuva – Esse sensor fica posicionado na parte de cima do para-brisas da parte dianteira, caso chova, ele ativa os limpadores e ainda controla a velocidade.
Sensor crepuscular – É um sistema automotivo que detecta as diferenças de iluminação do espaço e prepara a adaptação do carro acionando ou desligando os faróis.
Sensor de Exaustão – Este aparelho faz uma checagem na forma de guiar do motorista no começo da jornada. Uma vez constatada a exaustão, um som é emitido com o alerta de perigo.
Park Assist – O botão ativa os sensores que calculam o espaço e o tipo de manobra adequada para estacionar.

Conheça algumas curiosidades sobre carros
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta