Compreenda o câmbio automático

Compreenda o câmbio automático

Você já teve a pretensão de conduzir com um melhor conforto e tranquilidade, sem aquela chateação de dirigir carros que possuem uma embreagem pesada que só causa incômodo e muita irritação? Então está no momento de adquirir um veículo com câmbio tiptronic!
Além de ser mais macio e mais aprazível com o objetivo de se conduzir, também pode ser muito útil para aquelas pessoas com certo tipo de deficiência ou dificuldades para se movimentar, sem mencionar que existem excelentes modelos com preços bastante acessíveis.
Nesse artigo, Iremos mostrar para você o que é uma caixa de câmbio automática, os ótimos benefícios e inclusive os diversos tipos de caixas de câmbio que existem no mercado.
E então, você está preparado?

De que modo opera a Caixa de Câmbio Automático

cambio-automaticoOutrora praticamente inexistentes em território brasileiro, os carros que têm caixa de câmbio automático ganham cada vez mais lugar dentro do mercado automotivo. Em tempos de antes, existiam diversos receios justificados quanto à conservação e ao consumo de combustível dos automóveis com esse padrão de transmissão, entretanto isto fica cada vez mais longe tendo em vista as evoluções tão presentes nos contemporâneos câmbios automáticos, em especial em se tratando das marcas mais focadas em ter boa qualidade e mais tempo de duração.
Iremos falar no que se refere à caixa de câmbio automática tradicional.

Aliás, é necessário enfatizar uma questão imprescindível. O parâmetro das transmissões automáticas, que se tornou bem habitual nos carros, foi inventado por 2 brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos, no período de 1932, sendo a patente vendida à GM por mais ou menos US$ 10.000,00. Aliás, conta-se que eles recusaram a outra proposta de apenas um dólar a cada automóvel automático que fosse comercializado, que logicamente poderia ter sido ainda mais vantajosa. O primeiro carro da GM com esse perfil de disseminação foi vendido no ano de 1939. Em território brasileiro, o primeiro veículo que fez sucesso foi o Ford Galaxie no final dos anos 60.

Funcionamento da Caixa de Câmbio

Ao passo que o câmbio manual se vale de engrenagens de muitos tamanhos e engatadas de modo individual, o câmbio automático se apoia num agrupamento de engrenagens planetárias, com tamanhos os mais variados possíveis e a todo o momento engatadas entre si, de maneira que a relação da força decorre sempre da ordem com que estas engrenagens estão sendo conectadas. O sistema é hidráulico e inclusive faz utilização de um conversor de torque.
Cada uma das engrenagens planetárias tem três itens muito fundamentais: a engrenagem coroa, a planetária e sua base e a engrenagem solar. É em volta da engrenagem solar que as planetárias giram e o agrupamento ainda possui cintas para travar partes de todo agrupamento de engrenagens.
Há também um conjunto de embreagens da parte interna, em banho de óleo, e freios os quais permitem, hidraulicamente, o acionamento das engrenagens corretas, criando dessa forma as relações de marcha que vão permitir o deslocamento do automóvel.
Além do mais, o conversor de torque, existente nas caixas de câmbio automáticas que são usadas nos dias atuais, é uma espécie de uma bomba agregada à caixa de marchas (que lança o fluído hidráulico ao redor de todo o sistema), tendo o estator (que faz a direção do escoamento do fluído) e uma turbina (que recebe o fluído). A grande vantagem deste componente é a ampliação do torque do motor.
E, por fim, é bastante importante levar em consideração que o câmbio automático moderno possui vários equipamentos eletrônicos de controle.

Você sabe o que é uma transmissão CVT?

transmissao-cvt As Transmissões Continuamente Variáveis (CVT) são conhecidas por dar uma experiência de direção excessivamente suave e aprimorar consideravelmente a eficiência do consumo de combustível, seja ele álcool ou gasolina. Mas você tem noção de como esse perfil de transmissão realiza o seu funcionamento?

De que jeito funciona o câmbio CVT?

Uma Transmissão Continuamente Variável não conta com relações de marchas formadas por engrenagens fixas, como uma alavanca de câmbio manual ou transmissão automática. Ao invés disso, uma transmissão CVT possibilita que o motor do automóvel opere através das rotações por minuto (RPM) mais eficazes em uma série de velocidades dos automóveis. A utilidade mais evidente para uma transmissão CVT é na ocasião em que você está tentando garantir a máxima eficiência de combustível. Contudo essa é uma interpretação até genuína por demais para um sistema que implica um pouco de complexidade.

CVT – Benefícios

Um câmbio automático CVT acaba com todas as engrenagens de um automóvel. Ao invés de 2 engrenagens, há duas polias unidas por uma correia. O motor gira uma roldana, e a outra é conectada a fim de transportar a potência às rodas. A disparidade determinante é que o comprimento das polias é capaz de mudar de pequeno para grande, com infinitas variações em cada uma delas.
Deste modo, na ocasião em que você fazer o acionamento do automóvel, a roldana do motor pequena e a outra grande, como uma relação da marcha inicial. Porém como o automóvel vai obtendo aceleração, a polia do motor é gradativamente atenuada em tamanho, assim como a outra polia vai expandindo de tamanho. Na verdade, você está mudando de marchas o tempo todo. Há determinadas formas bastante diversas de conseguir a mudança no tamanho das roldanas, entretanto o princípio essencial é sempre o mesmo.
O que isso indica ao condutor é que o motor é capaz de ir diretamente para o apropriado intervalo de rotação para um certo modelo de contexto. Esta cadeia de giros é tipicamente a que oferece a maior eficácia, mais potência ou, logo, mais torque. Estando na melhor rotação, o motor somente retém suas rotações e os tamanhos das polias. O resultado disso é uma “tocada” um pouco mais suave, mais eficaz e muito mais acelerada do que um câmbio automático que opera de modo normal.

Transmissão Continuamente Variável vale verdadeiramente a pena?

Um carro com câmbio automático CVT vai ser bem mais eficiente na utilização de combustível comparando-se a um veículo habitualmente utilizado, em especial no trânsito muito intenso ou sempre que você está mudando toda hora a velocidade. Deverá ser mais suave e menos barulhento ainda. Em contrapartida, quanto mais vantagens você consegue conseguir do sistema CVT, mais você vai ter a impressão estranha de estar aumentando a aceleração com a RPM do motor se mantendo constante. Caso você possa coabitar com isto sem nenhum tipo de problema, então uma transmissão CVT é capaz de funcionar excelentemente para você, até melhor que um câmbio automático.

Câmbio DSG – Você já ouvir falar acerca?

Câmbio DSG (Direct Shift Gearbox), caixa de câmbio com variações de marchas direta, consegue combinar o que existe de mais avançado nos 2 tipos de transmissão, seja ela de modo automático ou manual, dando origem a um câmbio de altíssima eficácia, esportividade e, principalmente, conforto. Se você está cogitando comprar um carro com esse tipo de caixa de câmbio, é bastante importante você dar uma olhada a respeito do modo que ela executa o seu funcionamento.

Funcionamento do câmbio DSG?

O princípio de funcionamento do câmbio automático DSG se apoia em duas embreagens que realizam o controle de dois grupos de engrenagens completos. É como se fossem 2 câmbios dentro de simplesmente uma caixa de embreagem.
A todo o momento que estamos andando com o automóvel em primeira marcha, a segunda já encontra-se engatada. No momento da mudança, apenas uma embreagem desconecta-se (A) e a outra faz a conexão (B). A modificação então, ocorre de forma direta.
Logo, um agrupamento de engrenagens conta com a 1ª, a 3ª e, inclusive, a quinta marcha, à medida que o outro conta com a 2ª, a 4ª e ainda a sexta. As alternâncias irão alternando, ora fazendo o uso de uma embreagem ora empregando a outra num vai e volta consecutivo, até que consiga atingir a sexta ou sétima marcha em somente certos tipos de automóveis.
Nos dias recentes, praticamente todos os fabricantes possuem sua versão do câmbio de dupla embreagem, e atribuem a eles diferentes nomes comerciais, tal como PDK, com o modelo Porsche, PowerShift da Ford, TCT da marca Fiat, StepTronic do grande BMW, DSG das empresas VW e Audi e SpeedShift dos carros da Mercedes – todos com o semelhante princípio de modus operandi.

Entenda o diferencial do câmbio DSG

A grande diferença no que diz respeito à câmbio automático DSG que possui dupla embreagem, é a respeito do modelo de funcionamento da embreagem: seca (dry) ou úmida (wet).
As embreagens úmidas trabalham baseadas em óleo, e são empregadas para funções de alto torque, em que trabalham com mais energia e calor demasiadamente mais intenso e o óleo auxilia a esfriar o câmbio. Em contrapartida, esse modelo de transmissão possui uma maior redução da parte mecânica, isso porque o óleo tem necessidade de ser bombeado por intermédio da caixa com o intuito de dar um resfriamento nas caixas de embreagens.
As embreagens secas, por sua vez, são muito mais eficazes devido ao volume bastante diminuído de óleo bombeado no decorrer do sistema. Isso porque esse tipo de embreagem é planejado com o intuito de trabalhar com quantidades de torque bem mais baixos. A transmissão DSG do modelo da Volkswagen, por exemplo, faz uso da embreagem seca para motores com no máximo duzentos e cinquenta Nm (25, 5 mkgf), ao passo que a Ford utiliza a embreagem seca em seu modelo PowerShift para finalidades de, também, no máximo, duzentos e oitenta Nm de torque (28, cinco mkgf).

Entenda acerca do Câmbio Tiptronic

 cambio-tiptronic O câmbio automático Tiptronic é um sistema que realiza a substituição de marchas identificando a velocidade (km/h) e a giro do motor (RPM). O câmbio automático (português brasileiro) ou variações automáticas (português europeu) é um sistema utilizado em automóveis e motocicletas para troca de marchas efetuada pelo sistema de transmissão do automóvel, que detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha. Dessa maneira, o sistema se objetiva a preservar a rotação do motor quase constante e o câmbio, automaticamente, faz a substituição das marchas. Nos sistemas modernos com câmbio automático, a modificação das marchas está praticamente despercebível ao motorista.
Depois disso, ele decide o período correto para efetuar a substituição de marcha, sendo usado nas montadoras Audi, Volkswagen e Porsche.
Os câmbios manuais usam engrenagens de muitos tamanhos e engates individuais, ao contrário dos automáticos que baseiam-se num sistema de planetárias, com tamanhos diversos e engatadas entre si. No lugar da embreagem, o câmbio automático utiliza um conversor de torque, parte encarregada por conduzir a força do motor para o câmbio de acordo com a compressão em sua parte interna.

Dicas essenciais sobre o câmbio automático Tiptronic

A função Tiptronic pode deixar de funcionar, se o conector do sensor que efetua o aumento e diminuição de marcha encontrar-se bastante mal encaixado. Realize a verificação antes de tomar qualquer tipo de atitude.
Os carros com transmissão automática nunca devem ser rebocados com todas as rodas no chão.
Carros que contém câmbio automático não são capazes de pegar no tranco.
Busque preservar o nível de óleo do câmbio de acordo com as recomendações do manual do proprietário.
O câmbio automático Tiptronic tem 2 trilhos para seleção para efetuar as alternâncias de marcha.
As posições P, N, R, D podem ser escolhidas comumente, no trilho esquerdo do console.
No trilho direito do console central do automóvel, a alteração de marchas é feita manualmente.
Para aumentar as marchas, basta dar um toque na alavanca em direção ao símbolo (+) ou para as reduções posicionar para a posição (-).
De modo geral, o câmbio automático tem as decorrentes alternativas:

    • P – Park: a fim de estacionar, recomendado para conceder a partida e desligar o motor do automóvel. Breca as rodas de tração.
    • R – Reverse: ré.
    • N – Neutral: ponto morto. Posição que é capaz de ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
    • D – Drive: para locomover o veículo para frente, usado na grande maioria do tempo de condução.
    • 4 – 3 – 2 – 1: Posicionamentos que possibilitam o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é utilizado em situações extremas quando o automóvel troca diversas vezes de uma marcha para outra.

Câmbio manual – Conheça sobre

No sistema de Câmbio manual, a marcha adequada para o deslocamento veicular é selecionada por meio do posicionamento da alavanca do câmbio, instalada na cabine do motorista. Dependendo do modelo do automóvel, ela é capaz de ser ajudada por válvulas pneumáticas ou hidráulicas.
A alavanca da caixa de câmbio opera com um mecanismo de escolha de marcha e engate simultâneo à embreagem. Na operação de troca de marcha, a tarefa da utilização da embreagem é a de suspender o torque do motor. Quer dizer, o motor e a transmissão são desconectados, durante a mudança de marcha (de maneira que o motor pode continuar operando, mesmo se o veículo encontrar-se parado), e reconectado, pouco a pouco, através da embreagem.
O movimento da alavanca de marchas para o lado seleciona as hastes (seleção das marchas). Se a alavanca é movida para frente, faz engatar uma certa marcha para o veículo avançar. Se ela é movimentada para trás, aciona a marcha à ré.

Conheça as conveniências do câmbio manual

    • Automóveis com câmbio mecânico são mais econômicos e mais baratos com relação aos automáticos.
    • A caixa de câmbio manual permite o maior número da marcha do que o automático.
    • A preservação do sistema de transmissão mecânica é mais em conta, não requerendo mão de obra especializada.
    • Em veículos instalados com câmbio manual, o gasto de combustível é inferior ao automático, particularmente em perímetros que obrigam o emprego constante da embreagem, como os perímetros urbanos.
    • Em comparação com os veículos que contém transmissão automática de marchas, o desempenho do câmbio mecânico é melhor.

Dificuldades com relação à caixa de câmbio manual

A marcha não entra
Este problema é bem regular em transmissões manuais. No momento em que o pedal da embreagem é pressionado, a marcha não engata, isto é, não troca. Pode vir a acontecer com o veículo parado ou na ocasião em que o motorista deve fazer a mudança de marcha.
Barulhos no câmbio em ponto morto
Um coeficiente de fluido demasiadamente baixo – ou uso de lubrificantes inadequados – ainda pode ocasionar barulhos, mesmo no momento em que a transmissão está em ponto morto. Em sistema de câmbio mecânico, é, também, um aviso de que determinadas peças podem estar desgastadas e carecem de ser trocadas.
Transmissão não responde satisfatoriamente
Se a transmissão é manual, pode-se notar que após fazer a mudança de velocidade (marcha), o automóvel acelera, contudo não desloca-se tão rápido quanto o motor está empurrando. Diante disso, o inconveniente pode ser só uma embreagem danificada ou é capaz de ser outro problema mais grave.
Aroma de óleo queimado
A presença de cheiro de óleo queimado pode significar superaquecimento da transmissão. Em condições normais, o fluido de transmissão não somente garante a lubrificação, como faz a correção da temperatura correta, não permitindo que os componentes se queimem.
Em certos automóveis, a caixa de marcha possui seu próprio radiador refrescando e conduzindo o fluído a fim de transportar o calor para bastante longe da unidade de disco.
A principal razão para o superaquecimento na caixa de câmbio é o coeficiente de óleo inadequado para a transmissão. Outro motivo pode ser a existência de impurezas no fluido e é necessário alterá-lo.

Câmbio Automático Dualogic

cambio-automatico-dualogic Você, sem dúvida, possivelmente já ouviu falar nos câmbios Dualogic. No Brasil, a Fiat lançou esse tipo de automóvel para simplificar a troca de marcha manual. Com o Dualogic, as modificações são efetuadas de uma maneira mais rápida, entretanto sem perder a potência do motor. Figura-se como um sistema que automatiza a mudança de marcha da alavanca de câmbio manual.
Dentre os benefícios do câmbio Dualogic estão o menor consumo de energia, e, consequentemente, de propagação de poluentes na atmosfera, e a potência do motor mantida ao longo das trocas de marchas, que podem ser manuais ou automáticas.
A transmissão automatizada é uma alternativa de baixo custo ao câmbio automático e preserva o sistema mecânico tradicional, reduzindo desse jeito inclusive os custos de manutenção. Além dos carros, ela é capaz de ser encontrada em caminhões e ônibus, ainda.

Problemas do câmbio Dualogic

Entretanto, esse perfil de câmbio não está livre de falhas. Há certos problemas que desagradam a muitos donos.
Em um dos casos, um Grand Siena 2012 apresenta luz de bateria ligada e alerta de avaria no Dualogic. O problema apenas ocorre na ocasião em que há mudança de marcha e após o sinal, o sistema passa a trocar de segunda para quarta ou simplesmente conserva-se em ponto-morto, parando o veículo.
Outro Grand Siena Dualogic, entretanto do ano 2013, ainda apresenta problemas no automatizado. Ao engatar a ré, o equipamento avisa para deixar em neutro e também fica parado. A grande parte dos casos de defeitos no Dualogic são associados ao sedã compacto, porém há casos de Punto ainda.
Neste último, por exemplo, uma unidade percorreu os primeiros dois mil quilômetros com a avaria, sendo quinhentos quilômetros apenas em testes de concessionária. Constantemente em viagem, o câmbio mudava para o neutro e o motor desligava. A Fiat garante que os fatos foram atendidos na garantia e que os erros estavam relacionados com componentes diferentes, não qualificando vício sistêmico. Ou melhor, não necessita de um recall.
Desde que o câmbio Dualogic foi lançado, em 2008, a Fiat costuma fazer atualizações no software a fim de acabar com as falhas que aconteciam na transmissão automatizada, feitas nas autorizadas. Mesmo assim, até os dias de hoje donos de Fiat reclamam de problemas de funcionamento – ou o câmbio não troca as marchas ou não engata nenhuma, mesmo em carros zero.

Comprar um Fiat com câmbio Dualogic – Vale a pena ou não

Você que queira mais conforto e serenidade para dirigir seu veículo pelas avenidas e está pensando em obter um Fiat Dualogic deve refletir bastante antes de comprar um veículo destes. Apesar do seu interior muito bem feito, oferecendo conforto e bastante espaço, não são poucas as reclamações com relação aos veículos que contém sistema Dualogic. Os problemas revelados são muitos entre eles:

    • O câmbio não substituição ou não engata nenhuma marcha;
    • A ré não costuma atuar;
    • O câmbio trava constantemente no “Neutro”.